terça-feira, 19 de junho de 2012

Curso:Ensinando e Aprendendo com as TIC's Unidade 3 Atividade 3.5 "Reflexão sobre currículo"

Curso:Ensinando e Aprendendo com as TIC's Unidade 3 Atividade 3.5 "Reflexão sobre currículo" Inicialmente, você deve refletir sobre os seguintes pontos: Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal? Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado? Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo? O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo? Então, o que é currículo? Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo Os conteúdos identificados no projeto com os professores não estão inseridos no currículo formal, o que temos são esforços através do MEC, com programas do tipo E-proinfo que procuram capacitar aos professores a manejarem essas novas ferramentas. Alguns conceitos do tipo blog, postagem, upload são novidades para muitos profissionais do ensino. Estes conhecimentos que não foram adquiridos durante a faculdade agora são muito importantes para as aulas atuais. Tais conhecimentos estarão fazendo parte da cosntrução de um novo currículo, mais real ao cotidiano de todos nós. Num currículo oficial indica-se o que está determinado no papel, em programas, prospectos, etc., e currículo real denota aquilo que se faz na prática. Essa diferença pode ser percebida de forma consciente ou inconsciente, e a causa de qualquer diferença entre eles se deve ou a tentativa deliberada, por parte dos professores ou de outros, no sentido de enganar, a fim de que o que oferecem pareça mais atraente do que na realidade é, ou simplesmente ao facto de que, como professores e alunos são humanos, as realidades de qualquer curso nunca estarão exactamente à altura das esperanças e intenções daqueles que o planejaram. O currículo da rede faz menção à importância da tecnologia e o quadro de saberes relaciona alguns saberes que deve ser trabalhado referente as tecnologias, porem a maioria dos conteúdos trabalhados e aprendidos sobre o uso de tecnologias pelos alunos não fazem parte do currículo formal uma vez que o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano, ele está sempre em construção. O Currículo Escolar é um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos e as atividades, contudo ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos.

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